Aprenda controlar suas finanças em 5 passos!

/
0 Comments
Perdeu o controle das suas finanças? Não está conseguindo "guardar" dinheiro para necessidades? É, você está precisando de uma ajudinha extra hehe
Atualmente, várias pessoas perdem o equilíbrio e gastam o que podem e, principalmente o que não podem. Sou formada em técnico administrativo e formanda em técnico financeiro, então, vou começar dividir com vocês, várias dicas para que possam utilizá-las no dia-a-dia. Com certeza farão bom proveito, vamos lá? 

 Já ouviram falar de Planejamento Orçamentário? Não?! Na verdade, nada mais é do que colocarmos no papel (ou app hehe), tudo o que ganhamos, gastamos, com o que gastamos, quanto sobra e etc. Esse planejamento serve para controlarmos os gastos por períodos (curtos ou longos).


EU criei essa planilha toda fofinha para vocês, mas claro, servirá como exemplo para que façam as suas próprias. Vamos aprender?

1. Primeiramente some toda a sua renda, seja o salário, venda de algo, empréstimo, recebimentos, etc (do mês, claro). Assim, você saberá quanto tem disponível (para contas, investimentos).

2. Após, descreva TODAS as despesas fixas (energia elétrica, água, plano de saúde, alimentação, educação...) e às some. Descreva também, TODAS as despesas eventuais/provisórias (roupas irresistíveis hehe, comilância do final de semana, cartão de crédito, e tudo mais que forem gastar dinheiro, que não seja um gasto fixo). Vale lembrar que, caaaso você divida uma compra ou faça um empréstimo de longa data, pode acrescentá-los como despesas fixas, sem problemas.

3. Agora, pegue o valor disponível da sua renda e subtraia as despesas fixas+despesas provisórias, ficará assim, ó: SUA RENDA (R$2.000,00) - DESPESAS FIXAS (R$700,00) - DESPESAS PROVISÓRIAS (650,00). Resultamos no Saldo Disponível (do mês), ou seja, a sobra do dinheiro, após o pagamento das dívidas.

4. Caso você já tenha controle das suas finanças, no exemplo da planilha, supus que tenha sobrado um dinheirinho do mês anterior, nem que seja R$50,00 hehe. Mas, se você estiver começando essa planilha para (justamente) se controlar e nããão tenha saldo positivo para acrescentar, não tem problema, vá para parte final que é a quantia de sobra.

5. UAAAL, esse é um grane exemplo à ser seguido, em heheheh! No final das contas, sobrou de Saldo Disponível: R$650,00. Esse será o primeiro passo para investimentos, realizações de sonhos e claro, para emergências. Sugiro separar 30% desse valor para aplicações/investimentos e outros 15% para reserva (emergências). O que restar, utilize durante o mês, para que não precise mexer  no restante.

Claro, esse planejamento eu fiz para uma pessoa, só e solteira. Um planejamento familiar, exigirá mais detalhes e cuidados. 
Eu tenho o meu e sigo direitinho! Tudo o que eu compro, coloco na planilha, tudo mesmo hehe! Isso me ajuda muuuito, consigo me divertir, fazer tudo o que eu gosto, mas com controle e disciplina, almejando meus sonhos e conquistas ♥.

Caso precisem de ajuda ou, criarem seus próprios planejamentos, deixem aqui nos comentários ♥

Beijinhos, Amanda.








You may also like

Nenhum comentário: